16 abril, 2014

Resenha - O Presente

Título: O Presente
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 317

                                                       



Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.

Esse é o segundo livro que leio da Cecelia Ahern e sem dúvida alguma foi uma ótima escolha e essa leitura também veio em boa hora, no momento certo, me fez refletir bastante. Não sei porque demorei tanto para pegar esse livro para ler, ele já está entre os melhores livro do ano na minha opinião. Li primeiro P.S Eu te amo da autora que virou um dos meus queridinhos e confesso que fiquei bem receosa com esse livro, com medo que ele me fizesse mudar de opinião em relação a autora, contudo só me deixou ainda mais apaixonada e com mais vontade ainda de ler os outros livros que também já estão na lista de leituras.

"Às vezes é preciso se entregar a alguém para perceber quem você realmente é."

O livro fala sobre Lou Suffern, um executivo bem sucedido e que sempre está tentando aproveitar o seu tempo da melhor forma dividindo entre a família e o trabalho, o único problema é que para Lou o trabalho sempre vem em primeiro lugar e sempre escuta da esposa que dessa maneira irá acabar sendo "demitido" pela sua família, mas ele sempre está buscando subir mais e mais na empresa e sempre esquece das promessas que faz aos parentes e quase nunca está presente nos momentos importantes das vidas de seus dois filhos. Um homem que nos dias atuais é bem comum de ser encontrado, mas será que vale mesmo a pena abrir mão de coisas tão importantes para ganhar mais se você já ganha o suficiente? 

Lou achava que tudo estava sobre o seu controle quando na verdade a única coisa que ele estava conseguindo controlar era o seu trabalho até que em um dia próximo ao dia do Natal ele conheceu Gabe, um mendigo que sempre ficava em frente ao prédio onde trabalhava, por acaso nesse dia algo estranho aconteceu com Lou, ele sentia isso, e resolveu oferecer um emprego a Gabe para que saísse das ruas. 

A partir desse dias as coisas começaram a mudar na vida do executivo, tudo parecia diferente de alguma forma, ele passou a perceber que as coisas não estavam bem e que ele precisava mudar e com a ajuda de seu novo e estranho amigo Gabe ele conseguiu mudar, conseguiu aos poucos ir se transformando em um novo homem para a felicidade de sua esposa Ruth que agora vivia radiante e de sua família. Uma pena mesmo é quando as pessoas desperdiçam o seu tempo, deixam de lado a família e pessoas importantes e quando se dão conta de tudo isso as vezes pode ser tarde demais para tentar concertar as coisas.

"O tempo é mais precioso que ouro, mais precioso que diamantes, mais precioso que petróleo ou quaisquer tesouros. É o tempo, o que nunca temos em quantidade suficiente. É o tempo que causa guerra dentro dos nossos corações. Devemos usá-lo com sabedoria." 
(pág. 317)

A história do livro é surpreendente e emocionante, recomendo muito, muito, muito esse livro, me fez refletir e até chorar no fim. A leitura é bem rápida, mas como eu estava um pouco ocupada esses dias ela demorou mais que o esperado, mas sempre que pegava para ler não queria mais largar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário